A RELAÇÃO ENTRE A “LEITURA DO MUNDO E LEITURA DA PALAVRA” NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: estudo de caso realizado na escola estadual Vitória Furlani

Mara M. F. Soares Furim

Resumo


Este texto propõe uma reflexão sobre a relação entre a “Leitura do mundo e leitura da palavra” no ensino de Sociologia, da Escola Estadual Vitória Furlani. O Educador Paulo Freire (1989) afirmou que a “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”, pois o contexto que o sujeito está inserido é distinto da escolarização. Freire valoriza o conhecimento de mundo das pessoas, desse modo, preocupou-se em trabalhar com temas e palavras geradoras a partir da realidade do aluno e, por conseguinte quanto mais os educandos codificavam a leitura do seu cotidiano mais aumentava a capacidade de ler e aprender. Ademais, Paulo Freire propunha uma educação libertadora, que forma indivíduos críticos, capaz de transformar a realidade. Neste sentido, buscou-se com este estudo, analisar se o conteúdo de sociologia no ensino médio – matutino, da escola supramencionada, está de acordo com a realidade dos alunos que formará sujeitos críticos capacitados para mudar o meio em que vive. Para tanto, foi utilizado a abordagem metodológica da pesquisa qualitativa, com ênfase no levantamento bibliográfico, sobre a temática proposta. Além disso, ateve-se a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Regimento Interno da Instituição Escolar. Também realizou-se observação das aulas da disciplina de Sociologia envolvendo as turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. O resultado alcançado demonstrou que trabalhar com temas os quais consideram os conhecimentos a partir do dia a dia do aluno atrelado ao conceito científico da Sociologia formam cidadãos críticos e transformadores da realidade, com perspectiva de construir uma sociedade mais justa e democrática.

Palavras-chave


Ensino de sociologia; Leitura do mundo; Transformar a realidade

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