A DANÇA COMO PROCESSO INCLUSIVO E DE VALORIZAÇÃO DAS HABILIDADES DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Resumo
Palavras-chave
Referências
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.
ALMEIDA, Fernanda de Souza. Que dança é essa? uma proposta para a educação infantil. Summus, São Paulo, 2016.
ARMSTRONG, Thomas. Inteligências múltiplas na sala de aula. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
ARRUDA, Solange. Arte do movimento: as descobertas de Rudolf Laban na dança e ação humana. São Paulo: PW Gráficos; Editores Associados, 1988.
BARRETO, Débora. Dança Ensino, sentidos e possibilidades na escola. Campinas, v 1. n. 1, 1998. Disponível em: Acesso em: 02 nov. 2019
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes. Vida afetiva: Psicologias. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2001, p. 187-201. Disponível em: < https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/bock_psicologias-umaintroduc3a7c3a3o-p.pdf> Acesso em: 11 nov. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília, MEC/SEF, Brasília, DF, 1997.
________. _______. Secretaria de Educação Especial. Educação inclusiva: v. 1: a fundamentação filosófica / coordenação geral SEESP/MEC; organização Maria Salete Fábio Aranha. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2004. 28 p.
CONE, Thereza Purcell. Ensinando dança para crianças. Tradução Lúcia Helena de Seixas brito; Soraya Imon de Oliveira. 3. ed. Barueri: SP, MANOLE 2015.
DAVIDOFF, Linda. Emoção e ajustamento. Introdução à psicologia. São Paulo: Pearson Learning, 2001, p. 368-413.
DÓRIA, Lilian Fleury (org.). Metodologia do ensino de artes. Curitiba, Inter saberes. -2013. ISBN: 978-85-8212-120-7
FERREIRA, Eliana Lúcia. Dança em cadeira de rodas: os sentidos dos movimentos na dança como linguagem não verbal. Ministério do Esporte e Turismo: Publicações SNE, Brasília, 2002. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/download/8638042/5729/.> Acesso em: 11 nov. 2019.
FONSECA, Vitor da. Da filogênese à ontogênese da motricidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.
GALERY, Augusto (Org.). A escola para todos e cara cada um. São Paulo: Summus- 2017.
GARAUDY, Roger. Dançar a vida. Tradução: Antônio Guimarães Filho. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1980.
GARDNER, Howard. Estruturas da mente - a teoria das inteligências múltiplas. 1. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
____________. Inteligências múltiplas: a teoria na Prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
GUEBERT, Mirian Célia Castellain. Inclusão: uma realidade em discussão. Curitiba: Inter Saberes, 2012. [Livro eletrônico]
LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.
LEITE, Célio Rodrigues. Psicomotricidade relacional e suas implicações na educação inclusiva. Curitiba: Inter saberes, 2019.
MARQUES, Isabel. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999.
MIRANDA, Therezinha Guimarães et. al. O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.
OLIVEIRA, Ana Irene Alves de; GAROTTI, Marilice Fernandes; SÁ, Nonato Márcio Custódio Maia. Tecnologia de ensino e tecnologia assistiva no ensino de crianças com paralisia cerebral. Ciências & Cognição, Cidade Universitária, v. 13, n. 3, p. 243-262, 2008. Disponível em: Acesso em: 19 nov. 2019
STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e à docência: a formação do artista da dança. São Paulo: Papyrus, 2006.
________________, Márcia. The education and the body's factory: dance in. school. Cad. CEDES. Campinas, v. 21, n. 53, 2001.
TADRA, Débora Sicypira Arzua et. al. Linguagem da dança. 1. ed. Curitiba: IBPEX, 2013
TRAVI, Maria Tereza Furtado. A dança da mente pina bausch e psicanálise. Porto Alegre: Edipucrs, 2012. [Recurso eletrônico]
VIANNA, Klauss. A dança. São Paulo: Summus, 2019.
VALENÇA, Marcelo Moraes. Recomendações políticas: dignidade igual para todos. 1. ed. Paris: UNESCO, 2001.
Apontamentos
- Não há apontamentos.