A DANÇA COMO PROCESSO INCLUSIVO E DE VALORIZAÇÃO DAS HABILIDADES DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Liliene Carla da Silva HONORIO

Resumo


Os alunos com deficiências especiais possuem dificuldades em relação aos movimentos corporais relacionados à dança. A dança é uma atividade de integração e todos podem interagir. Trabalhar com dança nas escolas torna a inclusão cada vez mais presente em sala de aula devido seu alto teor de afetividade e trabalho em grupo. Este trabalho foi desenvolvido na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) “Escola Luz e Vida” do município de Carlinda-MT, cujo objetivos foram: demonstrar a importância da dança no meio escolar e fornecer aspectos que evidenciem a interação afetiva dos alunos através da dança. Esta pesquisa teve como método de abordagem o indutivo, e como método de procedimento o monográfico, a coleta de dados foi feita a partir de uma entrevista estruturada envolvendo 02 (duas) professoras da Instituição de ensino. Por meio da dança é possível criar o autoconhecimento, além de instituir ideias e aprimorar a imaginação. Ter um projeto pedagógico que seja inclusivo que envolva a interação, afetividade e movimento, garante a todos um desenvolvimento cognitivo, social e intelectual.

Palavras-chave


Dança; Educação Especial; Inclusão; Movimento; Capacidade.

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