O PAPEL DA CULTURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR

Clodoaldo ADAMCZUK

Resumo


O presente artigo tem a finalidade de apontar o papel da cultura para a formação escolar dos discentes, partindo do reencontro entre forma e conteúdo para uma educação de fato libertadora e essencial. Vivendo em um meio que possui diferentes tipos e formas culturais, o desafio atualmente é lidar com as diferenças existentes que incorpore e permita o desenvolvimento cognitivo nos alunos em sala de aula, que garanta o direito a cultura e como um meio que contribuirá para o processo de ensino e aprendizagem desenvolvido no meio escolar, seja na escola, na sociedade ou na família. O procedimento metodológico adotado nesta pesquisa foi o bibliográfico, tendo como abordagem de estudo o método qualitativo. São apresentadas diversas considerações sobre a cultura para a educação, no entanto, tendo em vista que a sociedade está em transformação e em desenvolvimento é de extrema necessidade que sejam realizados diversos estudos desta temática diante das constantes mudanças ocorridas no ambiente que o indivíduo encontra-se inserido.

Palavras-chave


Cultura; Escola; Sociedade.

Referências


BRASIL. Constituição Federal de 1988. Diário Oficial, Brasília, 1988. Disponível em: Acesso em: 07 jun. 2019.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 1. ed. Campinas: Papirus, 1996.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Educação escola e Cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n, 23, ago., 2003.

ERNY, Pierre. Etnologia da educação. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

FORQUIM, Jean Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemologias do conhecimento escolar. 1. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

LIMA, Diógenes Cândido de. O ensino da língua inglesa e a questão cultural. Ensino e aprendizagem de língua: conversas com especialistas. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2009.

MELLO, Luiz Gonzaga de. Antropologia cultural: iniciação, teoria e temas. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

PEREZ GÓMEZ, Angel. La cultura escolar en la sociedad neoliberal. 3. ed. Madrid: Ediciones Morata, (1998).

UNESCO, A Guide to Human Rights. Institutions, standards, procedures. 1. ed. Paris: UNESCO, 2001.

VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, p. 7-47, jun. 2001.

VALENÇA, Marcelo Moraes. Recomendações políticas: dignidade igual para todos. 1. ed. Paris: UNESCO, 2001.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479