OBRAS LITERÁRIAS COMO FONTE DE APRENDIZADO DA REALIDADE SÓCIO-CULTURAL DE UMA ÉPOCA

Clodoaldo ADAMCZUK

Resumo


O texto literário promove um encontro especial com a leitura, através da relação com a literatura o aluno descobre as múltiplas faces da linguagem entrando em contato com diferentes aspectos da Língua Portuguesa. O objetivo deste trabalho é demonstrar que os discentes, através da literatura, são capazes de desenvolverem uma opinião crítica da realidade, enriquecendo seus conhecimentos. Através de pesquisas bibliográficas e observações de materiais selecionados, somado ao uso do método qualitativo, obtiveram-se informações necessárias para subsidiar a construção deste artigo. Todos os dados desta pesquisa comprovaram os benefícios adquiridos quanto ao estudo de obras literárias, ou seja, é possível sim que os alunos percebam num enredo a injustiça social, miséria, fome, sede, desigualdade, realidade social, histórica, política e econômica, e os compare com os fatos ocorridos atualmente. Partindo desse ponto, o aluno estará desenvolvendo seu aprendizado e obtendo conhecimentos necessários para tornar-se um cidadão crítico, além de estar adquirindo um maior domínio quanto à interpretação, à leitura, à escrita e à norma culta.

Palavras-chave


Literatura; Leitura; Aprendizagem.

Referências


ALVES, Roberta Monteiro. Literatura de cordel: porque e para que trabalhar em sala de aula. 1. ed. São Paulo: Identidades, 2008.

ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1959.

AZEVEDO, Azevedo. O cortiço. 3. ed. Rio de Janeiro: Otto Pierre Editores, 1979.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, 1996.

BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 3. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1973.

CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem: textos de intervenção. São Paulo: Duas cidades. 2002.

CANDIDO, Afrânio. Literatura e Sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: São Paulo: Editora Nacional, 2002.

CEREJA, Willian Roberto. Ensino da literatura: uma proposta pedagógica dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Atual, 2005.

CHIAPPINI, Ligia. Reinvenção da catedral: língua, literatura, comunicação: novas tecnologias e políticas de ensino. São Paulo: Cortez, 2005.

COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

MAGALHÃES, Belmira. O ensino de Literatura e a interconexão entre representação literária e história: leitura. Maceió: Imprensa Universitária, 2005.

RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 48. ed. São Paulo: Record, 1982.

ROJO, Rosane. O texto como unidade de ensino e o gênero como objeto de ensino da Língua Portuguesa. 3. ed. Uberlândia: EDUFU, 2006.

SACRISTÁN, José.Gimeno; GÓMEZ, Angel Perez. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SARTRE, Jean-Paul. O que é literatura?. 3. ed. São Paulo: Ática, 2004

ZILBERMAN, Regina. Porque a leitura da literatura na escola. 11. ed. Campinas: Pontes Editores, 2013.

ZINANI, Cecul Jeanine Albert; SANTOS, Salete Rosa Pezzi. dos. Ensino da literatura: lugar do texto literário. 1. ed Caxias do Sul, RS: Educs, 2002.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479