AUDITORIA INTERNA PARA MELHORIA DE PROCESSOS, CONTROLE E COMBATE A FRAUDES E ERROS

Hadassa Landherr FRISKE, Jaine da SILVA, Ana Paula dos SANTOS, Bianca ANTONIOLI

Resumo


A auditoria se encarrega de avaliar cuidadosamente se as atividades praticadas pela organização estão em conformidade com os valores que foram planejados ou estabelecidos previamente, tornando-se uma ferramenta essencial para a boa gestão de qualidade em qualquer empresa. O objetivo do estudo se dá em compreender como a auditoria interna pode auxiliar na otimização dos processos da empresa e ainda na redução de erros e fraudes. Estratificando o objetivo pretendeu-se analisar se a auditoria interna auxilia na otimização de processos, identificar quais ferramentas podem ser utilizadas para melhorar os processos; bem como verificar se a auditoria interna auxilia no combate a fraudes e erros e identificar quais ferramentas podem ajudar no controle e combate de erros e fraudes. O estudo se deu por meio de em uma pesquisa aplicada com objetivo descritivo, perante uma abordagem qualitativa e utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental como procedimento técnico. Como resultado, a auditoria interna tem a capacidade de avaliar quais informações auxiliam os gestores na otimização do resultado, na análise do desemprenho das áreas e principalmente, na tomada de decisões. Que a melhoria de processos, através da gestão mapeamento e reengenharia de processos, auxilia na prevenção de fraudes e erros. A auditoria interna é um campo vasto e está correlacionada a diversas áreas, e deve se buscar explorar cada vez mais a sua relação com a área da gestão e os benefícios que pode trazer.


Palavras-chave


Auditoria Interna; Controle Interno; Fraude; Erros; Melhoria de Processos.

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