REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS NO CONTEXTO ESCOLAR DA ESCOLA ESTADUAL MANOEL BANDEIRA DE ALTA FLORESTA

Sidney da Silva CHAVES

Resumo


Este artigo tem por objetivo mostrar a representação social dos alunos da Escola Estadual Manoel Bandeira localizada no Bairro Bom Jesus no Município de Alta Floresta, Mato Grosso. Foram analisados os dados socioeconômicos que contêm no Projeto Político Pedagógico - PPP biênio 2014- 2016. As informações contidas nesse documento indicam que os alunos da escola provêm em sua maioria da classe social baixa, também, indica grau elevado de baixa escolaridade dos pais e/ou responsáveis. Diante desse cenário, a escola em questão tem procurado meios de desenvolver políticas concretas para atender a demanda educacional do meio onde está inserida. Entende-se que ao perceber a identidade de seus estudantes a escola encontra também a sua própria identidade. Dessa forma, pode-se construir um PPP e um Currículo que atendam às necessidades da comunidade escolar, principalmente, tornando o ambiente de estudo mais atraente. É preciso compreender que oferecer educação aos alunos das classes sociais de menor poder aquisitivo é desafiante, pois esses carregam, muitas vezes, um baixo autoestima devido a sua situação econômica. Cabe, então, à escola conhecer as representações sociais de seus alunos e trabalhar de forma que eles entendam a miscigenação cultural que trazem para o ambiente escolar. Assim, contribuirá para a sua função principal que é ensinar o conteúdo e formar cidadãos conscientes de si e transformadores do meio social onde vivem.

Palavras-chave


Representação social; Aluno; Escola

Referências


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