UMA REFLEXÃO SOBRE AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA EM CONTEXTOS MUNICIPAIS

Gleiciane Rosa Vinote ROCHA, Juliana Behrends de SOUZA, Mauro Machado MARQUES

Resumo


A avaliação em larga escala está sendo considerada uma estratégia de cunho políticoadministrativo, possuindo a finalidade de contribuir para manutenção da qualidade do ensino. Desse modo, objetiva-se discutir, na presente pesquisa, esse tipo de avaliação e os processos cognitivos dos alunos que podem surgir no momento de interpretar as questões. A metodologia se pauta na análise de dados provenientes da aplicação da Prova Diagnóstica de Língua Portuguesa, da Prefeitura do Rio de Janeiro, do 5º ano do Ensino Fundamental, que é considerada um tipo de avaliação externa aplicada nesse município. A prova foi analisada com vistas a discutir os objetivos de sua criação em associação às políticas avaliativas de larga escala e verificar a estruturação de cada questão. A pesquisa permitiu retratar visões sobre esse modelo de verificação da aprendizagem, ancoradas em Mathison (2005), apresentando conhecimento técnico sobre esse tipo de avaliação, assim como os conceitos acerca da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os resultados parciais da pesquisa consideram que as avaliações em larga escala podem ser um parâmetro para a definição de estratégias para a garantia da qualidade do ensino ofertado.

Palavras-chave


Leitura; Avaliação em larga escala; Aprendizagem

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. PDE Escola – Plano de Desenvolvimento da Escola. Brasília: MEC, 2008. DEPRESBITERIS, Léa. Avaliando competências na escola de alguns ou na escola de todos? Boletim Técnico do Senac, São Paulo, v. 27, n. 3, set.-dez. 2001.

FRANCIS, Elaine; MCHAELIS, Laura A. (Eds.). Mismatch: form-function incongruity and the architecture of grammar, 1-27. Standford, CA, USA: CSLI, 2003.

MATHISON, Sandra. Encyclopedia of evaluation. Thousands Oaks, CA, USA: Sage Publications, 2005.

PENIN, Sônia; MARTÍNEZ, Miguel. Profissão docente: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2009.

SME-RJ. Secretaria Municipal de Educação - Rio de Janeiro. Orientações curriculares. Disponível em: . Acesso em: 06 jun. 2019.

______. Avaliação diagnóstica 2019 5º ano.

Disponível em: . Acesso em: 11 jun. 2019.

SOUZA, Juliana Behrends de. Desafio da mediação nas práticas de leitura. In: CONFORTE, André Nemi. (Org.). Descrição e ensino de língua portuguesa: temas contemporâneos. Série Língua Portuguesa e Ensino. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2018. v. 6.

______. O Mismatch semântico e suas implicações no ensino de Língua Portuguesa. EntreLetras, Araguaína/TO, v. 9, n. 3, out/dez.2018.

VAN DIJK, Teun A. Discurso e contexto. São Paulo: Contexto, 2017.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479