MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E ARTÍSTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: TRABALHO DO CORPO E MOVIMENTO

Liliene Carla da Silva HONORIO, Nicole Rezende de PAULA, Márcia Rezende dos SANTOS, Mariana Emídio Oliveira RIBEIRO

Resumo


Presencia-se, nos dias atuais, um desconhecimento da importância do movimento do aluno na escola, devido a não se saber bem o porquê e nem como realizar esse trabalho, embora se tenha concepções teóricas e práticas pedagógicas que o sustentem. Sobre o movimento, entende-se que o mesmo tem seus estágios, desenvolvimento, linguagem e dimensões. Os objetivos deste trabalho são: desenvolver o movimento através dos ritmos apresentados e capacitar as crianças a interagir, a pensar e a criar através das atividades propostas. O movimento abrange uma infinidade de práticas expressivas na vida do sujeito e, para que se efetivem tais práticas na escola, faz-se necessário que o professor fique alerta e evite as práticas mecânicas, sem reflexão, e reflita sobre uma organização de rotina, dos tempos e dos materiais didáticos, para fazer um relevante trabalho. Desde o início, a Arte é exercida como meio de manifestação e conexão cultural submerja às sociedades. Com a magnitude da escolarização e esboços mais intensos sobre sua incumbência no transcorrer dos anos, incide em um despertar para as manifestações culturais no Ensino Fundamental como um artifício imprescindível à instauração e integração cultural dos cidadãos.

Palavras-chave


Movimento; Artes culturais; Corpo; Interação; Ensino fundamental.

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