A PEDAGOGIA DE REGGIO EMILIA: o ambiente como estímulo ao protagonismo infantil

Viviane Ribeiro da TRINDADE, Vanessa José da SILVA, Andreia Cristina Pontarolo LIDOINO, Leonardo de Souza PORTAL

Resumo


Este artigo aborda sobre a pedagogia de Reggio Emilia, uma pequena aldeia chamada Villa Cella, no ano de 1945, na Itália. Com base nas contribuições significativas do Projeto Educativo implantado em Cella e sua forma de ensino ofertada. Objetiva investigar em forma de revisão literária quais as contribuições que o princípio do ambiente, espaço e relações podem proporcionar ao desenvolvimento do protagonismo infantil nesse Projeto. Aplicou-se a metodologia qualitativa, por meio de revisão bibliográfica, considerando o que os autores abordam sobre a temática em questão. Considera que através das leituras sobre o Projeto Educativo daquela região, foi possível interpretar como as escolas brasileiras podem fazer possíveis aproximações com a filosofia de ensino e aprendizagem das escolas municipais de Reggio Emilia. Destaca-se que o ambiente, os espaços e as relações favorecem as interações, as autonomias, a exploração, a curiosidade e a comunicação e se oferecem como locais de convivência e pesquisa para as crianças e para os adultos.

Palavras-chave


Pedagogia de Reggio Emilia; Aprendizagem; Protagonismo.

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