A INCLUSÃO DO SURDO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

Leibia de Moura LACERDA

Resumo


O presente trabalho se propõe, por meio da reflexão fundamentada nos pressupostos teóricos sobre a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva nas escolas da rede pública Brasileira. Objetivando pautar essa discussão foram estudados dados históricos que compõem o cenário da Educação atual, informações relevantes acerca da deficiência auditiva afim de desmistificar os conceitos já pré-concebidos e analisados os números de alunos com deficiência auditiva que possam ser matriculados e frequentes no âmbito geral das escolas das redes estadual e municipal apresentados pelas respectivas secretarias. Portanto esse trabalho discorre sobre a educação inclusiva com direcionamento para a Língua Brasileira de Sinais abordando a importância da criança surda com o objetivo de garantir a inclusão e a interação da criança surda e ouvinte no ambiente escolar e na sociedade.

Palavras-chave


Inclusão; Legislação; Surdos; Educação Inclusiva.

Referências


AMERICAN ASSOCIATION ON INTELLECTUAL AND DEVELOPMENTAL DISABILITIES (AAIDD). Definition of intellectual disability.

AMERICAN ASSOCIATION ON MENTAL RETARDATION. Mental retardation: definition, classification, and systems of supports. Washington, DC, USA: AAMR., 1995.

BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 20 out. 2017.

BRASIL. Nota Técnica n. 24/2013/MEC/SECADI/DPEE. Orientação aos Sistemas de Ensino para a implementação da Lei n. 12.764/2012. Disponível: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13287-nt24-sistem-lei12764-2012&category_slug=junho-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 8 nov. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Declaração de Salamanca da Unesco em 1994. Disponível em http://www.portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca. Acesso em: 8 nov. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação. Volume 3. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashab2.pdf. Acesso em: 8 nov. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf. Acesso em: 10 ago. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Altas Habilidades/Superdotação: encorajando potenciais. Brasília – DF, 2007.

BRASIL .Constituição Federal do Brasil (1988). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm. Acesso em: 9 nov. 2017.

¬¬¬¬BRASIL. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Disponível em: http://wwwp.fc.unesp.br/~lizanata/LDB%204024-61.pdf. Acesso em: 9 nov. 2017.

BRASIL. Decreto n. 8.782, de 1º de junho de 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8782.htm. Acesso em: 9 nov. 2017.

BRASIL. Decreto n. 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei n. 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências.

BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD). Disponível em http://www.ampid.org.br/v1/?p=506. Acesso em: 10 nov. 2017

DAYRELL, J. A escola como espaço sócio-cultural. In: Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996, p. 136-161.

DURKHEIM, E. A educação e a sociologia. Paris: PUF,1968.

DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. 11. ed. São Paulo: Editora Nacional,1984

FONSECA, V. Dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

FORQUIN, J. C.. Escola e cultura: a sociologia do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993

JANNUZZI, G. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas, SP: Autores Associados, 2004

LUCKASSON, R.; Borthwick-Duffy, S.; Buntinx, W. H. H.; Coulter, D. L.; Craig, E. M.; Reeve, A. e Snell, M. E. (2002). Mental retardation: definition, classification, and systems of support. Washington, DC: American Association on Mental Retardation, 2002.

MACIEL, A. M. R. O processo formativo do professor no ensino superior: bem busca de uma ambiência (trans)formativa. In: ISAIA, S.; BOLZAN, D.; MACIEL, A. Pedagogia universitária: tecendo redes sobre a educação superior. Santa Maria: Ed. UFSM, 2007.

MAZZOTTA, M. J. da S. Fundamentos da educação especial. São Paulo: Pioneira;1996.

MARCÍLIO, M. L. A roda dos expostos e a criança abandonada na História do Brasil, 1726-1950. In: FREITAS, Marcos Cezar de. História social da infância no Brasil. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

MELLO, A. R. L. O artigo científico no curso de especialização do AEE. Módulo III. Agenda 5. Texto 5. Atendimento Educacional Especializado. 2011.

MICHELS, M. H.. Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, set./dez. 2006.

MORAES, C. S. V. A normatização da pobreza: crianças abandonadas e crianças infratoras. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 15, p. 70-96, set/out/nov/dez., 2000.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, 2006.

PETITAT, A. Produção da escola/produção da sociedade: analise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

RIBEIRO, S. M.; ARAÚJO, P. F. de. A formação acadêmica refletindo na expansão do desporto adaptado: uma abordagem brasileira. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 25, n. 3, p. 57-69, maio 2004.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479