PATOLOGIAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: INVESTIGAÇÃO PATOLÓGICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL EM ALTA FLORESTA/MT

Taísa da Silva Magalhães, Bruna de Souza Camargo, Aparecida Garcia Pacheco Gabriel, Thiago Scremin Bonelli

Resumo


Com a preocupação em relação ao bem estar e segurança dos usuários das Escolas
Municipais de Alta Floresta – MT vem à tona o assunto de como se encontram as estruturas de tais
escolas e como esse fator interfere na educação das crianças. Tendo como objetivo deste trabalho a
analise e classificação das patologias incidentes nas escolas da rede municipal, descrever quais os
problemas patológicos mais comuns, realizar um estudo de caso na escola mais afetada, identificar
os principais riscos associados às patologias encontradas e propor uma solução para as duas
manifestações patológicas mais incidentes. Utilizou-se, como método de realização a revisão
literária, para entender os principais conceitos de patologias e como elas influenciam na educação e
formação do indivíduo, foi elaborada uma visita de análise patológica, onde se pode fotografar e
registrar as patologias que mais incidem nestas unidades de ensino, além de um estudo de caso na
unidade escolar mais afetada a qual foi realizado uma análise das possíveis causas de manifestações
patológicas encontradas, quais os riscos que as mesmas possam vir a causar para os usuários do
local, bem como uma proposta de solução. Constatando-se que, o mau uso da estrutura e a má
qualidade dos materiais utilizados na edificação corroboram para o surgimento de manifestações
patológicas, além da falta de manutenção da estrutura que acaba por degradar e influenciar a
proliferação das patologias.


Palavras-chave


Patologia; Investigação Patológica; Escola Municipal; Construção Civil.

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©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479