PROMOVENDO A INCLUSÃO ESCOLAR: CRIANÇAS COM AUTISMO NO CONTEXTO EDUCACIONAL INFANTIL

Bruna Gabriele de Souza Meira, Juély de Alencar Cardoso, Márcia da Conceição de Jesus, Kellen Patrícia Ferreira

Resumo


RESUMO: A presença do aluno com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) no ambiente educacional tem aumentando, e, entre tantos diagnósticos o Transtorno do Espectro Autista – TEA. A criança com TEA apresenta um funcionamento diferenciado quanto à reciprocidade social e a comunicação. Para a realização da pesquisa adotou-se a metodologia bibliográfica que possibilitou a leitura de vários autores sobre o assunto com o intuito de levantar dados e concepções sobre o tema. O estudo apontou a importância da inclusão da criança com autismo no ambiente educacional regular desde cedo com a garantia ao direito de receber educação e ser incluído no sistema escolar. Nesse processo, o papel do professor é de extrema importância. Aliado a isso, também é responsabilidade dos pais ou responsáveis o bom desempenho escolar, social e pessoal da criança com TEA. É imprescindível a participação da família no processo e a compreensão sobre as dificuldades e os desafios a serem enfrentados.  Este estudo indica a necessidade pesquisas posteriores mais aprofundadas sobre o tema e serve de base para novas pesquisas.


Palavras-chave


NEE; TEA; Inclusão; Educação Infantil.

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©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479