v. 1, n. 2 (2012)

Edição Especial

O número 2 da revista REFAF, Edição Especial “Educação Infantil”, representa a consolidação de uma trajetória de sucesso da Pós-Graduação de Educação Infantil da Faculdade de Alta Floresta – MT. Essa consolidação é uma caminhada marcada por um trabalho coletivo e solidário de professores e alunos  pesquisadores de creches e escolas de Educação Infantil  de Alta Floresta  e da região próxima.

A edição Especial “Educação Infantil” apresenta  um conjunto de pesquisas e estudos inéditos com a finalidade de contribuir para o grande desafio da melhoria do atendimento educacional da criança na faixa etária de alfabetização.

A listagem dos artigos foi relacionada à importância dos jogos e das brincadeiras na primeira infância  demonstrando a atenção dada pelos pesquisadores ao espaço educativo ser lúdico.

Nesse mesmo número 2, artigos sobre a importância da leitura na infância pretendem trazer um pouco mais de luz aos professores alfabetizadores que atuam nas escolas de Educação Infantil da região.

Com esse conjunto de artigos do número 2 da Edição Especial “Educação Infantil”, acreditamos que essa edição da REFAF vem contribuir, de forma estimulante, para reflexões e novas problemáticas na área educacional, dando continuidade à sua trajetória de uma revista comprometida com a educação.

Boa leitura

Aparecida Garcia Pacheco Gabriel

Editora

Dezembro de 2012

Sumário

Artigos

A PERCEPÇAO DOS ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MANOEL BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE CARLINDA/MT SOBRE O ESTUDO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL NO CURRÍCULO ESCOLAR PDF HTML
Maria Rufino dos Santos de Brito, Olímpia Terezinha da Silva Henicka, Rosangela Franchini Angelici
IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS, DE ACORDO COM OS PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL MENINO JESUS, MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA – MT/2012. PDF HTML
Marisa Chiquetti Revesse Formigoni, Marineuza Cristina Carvalho dos Anjos de Oliveira, Meracy Santana de Jesus, Jeane Maria Freitas Rocha, Aparecida Garcia Pacheco Gabriel
LITERATURA INFANTIL: SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO HÁBITO DA LEITURA PDF HTML
Flavia Vieira da Silva, Jorgina Xavier de Lima, Keila de Fátima Lemos, Sidney da Silva Chaves, Aparecida Garcia Pacheco Gabriel
O USO DO LÚDICO PARA MELHOR DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE 03 A 06 ANOS, SEGUNDO A OPINIÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL IRACI ALVES CABRAL FRANCISCO, DE CARLINDA/MT PDF HTML
Rozana de Souza Silva Costa, Olímpia Terezinha da Silva Henicka
A IMPORTÂNCIA DO INCENTIVO À LEITURA NA VISÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA WALT DISNEY PDF HTML
Izonete Nunes, Maria Pinheiro Pereira, Maria Selma Vieira dos Santos, Jeane Maria Freitas Rocha
DIAGNÓSTICO DO USO DA MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF HTML
Natalia Ribeiro de Sousa, Roseli Vieira da Silva, Rosenilda Cruz dos Santos de Freitas, Olímpia T. da Silva Henicka
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL HTML PDF
Josiane de Souza Lima, Luciana Carla Sirotto, Mariane Pereira, Olimpia Terezinha da Silva Henicka, Rosangela Franchini Angelici, Anelise Dasenbrock Polachini
DIAGNÓSTICO DAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS, SEGUNDO OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO ALTA FLORESTA, EM ALTA FLORESTA-MT, NO ANO DE 2012 HTML PDF
Cristiane Lopes da Silva, Aparecida Garcia Pacheco Gabriel, Anelise Dasenbrock Polachini, Sidney da Silva Chaves, Rosangela Franchini Angelici
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA DESENVOLVER A APRENDIZAGEM, SEGUNDO OS PROFESSORES DO 1º E 2º CICLO DA ESCOLA ESTADUAL TANCREDO DE ALMEIDA NEVES – CARLINDA-MT, 2011 PDF HTML
Rozane Aparecida Fernandes, Olímpia Terezinha da Silva Henicka, Sidney da Silva Chaves, Anelise Dasenbrock Polachini
LITERATURA BRASILEIRA: A POESIA COMO DENÚNCIA SOCIAL PDF HTML
Elisabeth Emília Ribeiro, Jane Elice Moreschi, Neusa Maria Engroff Ribeiro
A CONTRIBUIÇÃO QUE A ADAPTAÇÃO LITERÁRIA CINEMATOGRÁFICA TRAZ AOS ALUNOS DO 3º ANO B DA ESCOLA ESTADUAL VITÓRIA FURLANI DA RIVA EM ALTA FLORESTA-MT PDF HTML
Diego da Silva, Jane Elice Moreschi, Neusa Maria Engroff Ribeiro
CRECHE: ABRIGO DE CRIANÇAS OU ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL? PDF HTML
Elza Santana de Brito Garcia, Irany Mariano da Silva, Tatiane Zanon, Olímpia T. da Silva Henicka, Eduardo José Freire


©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479