v. 4, n. 1 (2015)

Os Editoriais anteriores, já versaram sobre os objetivos da REFAF, também descreveram a importância da pesquisa no universo das Ciências e da Academia. Já falaram da interdisciplinaridade buscada pela publicação. Além disso abordaram da importância do fortalecimento da cultura de debate e pesquisa. Em outros momentos falou-se, enfim, da necessidade de estimular o aprimoramento de capacidades de observação, tratamento de informação, comparação, análise, síntese, reflexão e ação, o que favorece a autonomia e o protagonismo dos diversos pesquisadores, docentes e discentes.

Mas, nesse Editorial, curto e direto, apenas agradecemos, não apenas de forma genérica a todos aqueles que de algum modo contribuem com a pesquisa na Faculdade de Alta Floresta (FAF), mas de forma direta os autores desses artigos e aos professores que orientaram ou foram pareceristas dos trabalhos. Um trabalho longo, que se inicia em sala de aula, na maioria das vezes. Depois de inscritos no Programa de Iniciação Científica (PIC), vão para dois pareceristas que apontam melhorias, depois voltam para os acadêmicos e egressos, que os corrigem e devolvem ao PIC que, pela segunda vez, encaminha aos pareceristas e assim continua durante dois, três e até quatro meses. Ao fim a professora Rosemeri Palma, à qual somos também gratos, faz revisão ortográfica e gramatical.

É preciso ressaltar a importância das turmas de Pedagogia que, a partir da disciplina de Temas Transversais, ministrada pela Professora Flaviane Mônica Christ, conseguiu produzir importantes artigos dentro de uma outra lógica de Ciência, a de ciência participativa e transformadora da realidade. Assim, se esses artigos parecerem estranhos e confusos, caro leitor, é porque seguem uma metodologia muito especial, em que a pesquisa é também uma agente direta na realidade.

Duas outras turmas se destacaram ainda nesse contexto. O primeiro semestre de Contabilidade e o primeiro de Gestão em Agronegócio. Na disciplina de Metodologia Científica, cada aluno desses cursos produziu um artigo. Nessa revista, há quatro deles, mas já prontos e tramitando nas correções mais quinze artigos dessas duas turmas. E outros tantos que serão apresentados na forma de resumos expandidos, na Mostra de Trabalhos Acadêmicos no próximo semestre.

Outra professora que precisa mais do que receber votos de agradecimento, mas merece homenagem, é a inesquecível e sempre presente professora Olimpia Terezinha Henicka. Boa parte dos artigos publicados são seus frutos. E não apenas nessa edição, mas em todas as oportunidades de apresentar trabalhos e publicar, sempre se fazia presente a professora Olimpia e suas companheiras.  Ela sempre foi uma incentivadora de suas alunas e colegas professoras da Escola de Educação Infantil Irmã Dulce. Nossos parabéns a essas batalhadoras, que têm agora a missão de continuar o caminho de sua grande mestre.

Parabéns a todos autores. Sobretudo aos acadêmicos de primeiro semestre. Vocês deram um importante passo na construção de sua Ciência e na construção e suas vidas acadêmicas. Hoje pode não fazer diferença, mas num futuro próximo, esse primeiro artigo e outros que ainda faremos juntos contribuirão para os currículos de pesquisadores de todos.

Muito obrigado a todos os pareceristas, temos certeza de que os frutos virão em acadêmicos com autonomia de pesquisa e com chances de irem para um mestrado e doutorado. O PIC é apenas um pequeno organismo de luta nesse sentido.

Sumário

Artigos

A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ NO ENSINO REGULAR, SEGUNDO A opinião dos professores do Centro Educacional Especializado em Deficiência Auditiva (CEEDA) Do Município de Alta Floresta-MT PDF
Luciana Amaral MACHADO, Terezinha da Silva HENICKA
O TEMA TRANSVERSAL ÉTICA APLICADO NA ESCOLA MUNICIPAL ARTE DE APRENDER EM ALTA FLORESTA/MT PDF
Ana Paula CARLESSO, Daniela Titon Moreira Bazílio de LIMA, Daniela Titon Moreira Bazílio, Karina Adriane dos SANTOS
TEMA TRANSVERSAL ORIENTAÇÃO SEXUAL: A EXPOSIÇÃO DO CORPO E OS USOS DA TECNOLOGIA PELOS ADOLESCENTES NA ESCOLA ESTADUAL 19 DE MAIO DE ALTA FLORESTA/MT PDF
Francisco das Chagas da Conceição DAMASCENO, Leandra Fernandes RAMPAZO, Roselainy Luzia JACOMINI
CURRÍCULO: OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR PDF
Marcia BLANK
O TEMA TRANSVERSAL PLURALIDADE CULTURAL APLICADO NA ESCOLA MANOEL BANDEIRA EM ALTA FLORESTA/MT PDF
Alice Marinho SANTANA, Viviane Leandra dos SANTOS, Cristina Lopes SILVA
O USO DE EPI NO SETOR DE MANUTENÇÃO E REPARAÇÃO AUTOMOTIVA DA EMPRESA EXPRESSO PNEUS DE ALTA FLORESTA-MT PDF
Reginaldo Santos de NOVAIS
O CONSUMO E O CONSUMISMO NA INFÂNCIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS COM OS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL VICENTE FRANCISCO DA SILVA EM ALTA FLORESTA/MT PDF
Gisele Feitoza DOS SANTOS, Eliza Tomiko MATSUBAYASHI
A INFLUÊNCIA MOTIVACIONAL E MOTORA EM UMA ADOLESCENTE COM SÍNDROME DE DOWN NO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Edineia O. dos Santos FRANÇA, Luciano Ribeiro SILVA
AS DIFICULDADES E OS DESAFIOS DA FAMÍLIA DE ENCARAR A SÍNDROME DE DOWN DE MANEIRA NORMAL PDF
Olímpia Terezinha da Silva HENICKA, Rubens de Souza SANTOS
TEMAS TRANSVERSAIS: SAÚDE E HIGIENE PESSOAL DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL BANDEIRA - CARLINDA/MT PDF
Liliene Carla da Silva HONORIO, Daiane Mariana da Silva BENFICA, Rosilaine da Silva CAMPOS
A REFORMA DE PASTAGENS EM PROPRIEDADES DA AGRICULTURA FAMILIAR - ALTA FLORESTA-MT, 2014 - 2015 PDF
Cleverson Sergio Braz MATEUS
O FUNCIONAMENTO DO AUXÍLIO DOENÇA DENTRO DE GRANDES EMPRESAS DE ALTA FLORESTA – MT, EM 2014 PDF
Hadassa Landherr FRISKE
A IMPORTÂNCIA DO FINANCIAMENTOE ESTUDANTIL PARA A FORMAÇÃO DE CONTADORES PELA FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA, EM 2015 PDF
Júlio César Silva CRUZ
OS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS E AS NOVAS TECNOLOGIAS: A ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL NAS EMPRESAS DE ALTA FLORESTA-MT, EM 2015 PDF
Kleyton William Tressoldi MINAS
AS EXPERIÊNCIAS DAS EDUCADORAS DA ESCOLA ESTADUAL DR. MÁRIO CORRÊA DA COSTA NA APLICAÇÃO DE BRINCADEIRAS E JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO – PARANAÍTA/MT PDF
Liliene Carla da Silva HONORIO, Daiane Mariana da Silva BENFICA, Rosilaine da Silva CAMPOS
A IMPORTÂNCIA DA RECREAÇÃO NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA – MT, SEGUNDO DEPOIMENTO DOS COORDENADORES DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL, NO ANO DE 2012 PDF
Vanessa Galvani SILVA, Olímpia Terezinha da Silva HENICKA


©️ REFAF 2020 - Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta - ISSN: 2238-5479