Os Editoriais anteriores, já versaram sobre os objetivos da REFAF, também descreveram a importância da pesquisa no universo das Ciências e da Academia. Já falaram da interdisciplinaridade buscada pela publicação. Além disso abordaram da importância do fortalecimento da cultura de debate e pesquisa. Em outros momentos falou-se, enfim, da necessidade de estimular o aprimoramento de capacidades de observação, tratamento de informação, comparação, análise, síntese, reflexão e ação, o que favorece a autonomia e o protagonismo dos diversos pesquisadores, docentes e discentes.
Mas, nesse Editorial, curto e direto, apenas agradecemos, não apenas de forma genérica a todos aqueles que de algum modo contribuem com a pesquisa na Faculdade de Alta Floresta (FAF), mas de forma direta os autores desses artigos e aos professores que orientaram ou foram pareceristas dos trabalhos. Um trabalho longo, que se inicia em sala de aula, na maioria das vezes. Depois de inscritos no Programa de Iniciação Científica (PIC), vão para dois pareceristas que apontam melhorias, depois voltam para os acadêmicos e egressos, que os corrigem e devolvem ao PIC que, pela segunda vez, encaminha aos pareceristas e assim continua durante dois, três e até quatro meses. Ao fim a professora Rosemeri Palma, à qual somos também gratos, faz revisão ortográfica e gramatical.
É preciso ressaltar a importância das turmas de Pedagogia que, a partir da disciplina de Temas Transversais, ministrada pela Professora Flaviane Mônica Christ, conseguiu produzir importantes artigos dentro de uma outra lógica de Ciência, a de ciência participativa e transformadora da realidade. Assim, se esses artigos parecerem estranhos e confusos, caro leitor, é porque seguem uma metodologia muito especial, em que a pesquisa é também uma agente direta na realidade.
Duas outras turmas se destacaram ainda nesse contexto. O primeiro semestre de Contabilidade e o primeiro de Gestão em Agronegócio. Na disciplina de Metodologia Científica, cada aluno desses cursos produziu um artigo. Nessa revista, há quatro deles, mas já prontos e tramitando nas correções mais quinze artigos dessas duas turmas. E outros tantos que serão apresentados na forma de resumos expandidos, na Mostra de Trabalhos Acadêmicos no próximo semestre.
Outra professora que precisa mais do que receber votos de agradecimento, mas merece homenagem, é a inesquecível e sempre presente professora Olimpia Terezinha Henicka. Boa parte dos artigos publicados são seus frutos. E não apenas nessa edição, mas em todas as oportunidades de apresentar trabalhos e publicar, sempre se fazia presente a professora Olimpia e suas companheiras. Ela sempre foi uma incentivadora de suas alunas e colegas professoras da Escola de Educação Infantil Irmã Dulce. Nossos parabéns a essas batalhadoras, que têm agora a missão de continuar o caminho de sua grande mestre.
Parabéns a todos autores. Sobretudo aos acadêmicos de primeiro semestre. Vocês deram um importante passo na construção de sua Ciência e na construção e suas vidas acadêmicas. Hoje pode não fazer diferença, mas num futuro próximo, esse primeiro artigo e outros que ainda faremos juntos contribuirão para os currículos de pesquisadores de todos.
Muito obrigado a todos os pareceristas, temos certeza de que os frutos virão em acadêmicos com autonomia de pesquisa e com chances de irem para um mestrado e doutorado. O PIC é apenas um pequeno organismo de luta nesse sentido.