v. 2, n. 1 (2013)

O Programa de Iniciação Científica da Faculdade de Alta Floresta (PIC) tem por objetivos fortalecer, orientar e monitorar ações de cunho científico e acadêmico na instituição.O programa determina questões de estrutura e funcionamento para as seguintes atividades: grupos de estudos dos cursos de graduação e especialização da FAF; projetos de extensão; mostra de trabalhos realizados pela FAF e publicações da Revista da Faculdade de Alta Floresta (REFAF).

A REFAF nasceu recentemente, é um periódico semestral, que teve sua primeira edição publicada no segundo semestrede 2012. Sua finalidade é publicar trabalhos inéditos, interdisciplinares, com foco nas áreas de Educação, Administração e Contábeis. Os referidos trabalhos poderão ser resenhas, artigos inerentes a resultados de pesquisas e relatos de experiências.

A revista em voga trata-se de um espaçovirtual a serviço da socialização das produções de docentes, acadêmicos, egressos e comunidade em geral. Abarca os propósitos de estimular a pesquisa, o registro e a divulgação de conhecimentos, oferecendo visibilidade a esses processos de forma científica, por meio das novas tecnologias de informação e comunicação.

Os trabalhos inscritos para possível publicação passam pelo crivode avaliadores Ad hoc,que emitem parecer: aprovado, aprovado com ressalva ou reprovado. As produções aprovadas com ressalva são devolvidas aos autores para que realizem as mudanças necessárias. Posteriormente, a versão modificada será reavaliada pelos pareceristas que emitirão ditame final, de aceito para publicação ou recusado.Osparâmetro utilizados para as análises são critérios estabelecidos pelo conselho consultivo da REFAF.

A pesquisa é uma das atividades que favorecem o desenvolvimento de homens e mulheres. Por meio dessa atividade pode-se estimular o aprimoramento de capacidades de observação, tratamento de informação, comparação, análise, síntese, reflexão e ação, o que favorece a autonomia e o protagonismo dos diversos pesquisadores,que se envolvem no processo de construção de conhecimentos e práticas humanas.

É função dos educadores de todos os níveis de ensino se envolver com a pesquisa, que é uma das atividades intrínsecas às atribuições da docência. Na atualidade as tendências progressistas de educação, explicitam que os docentes para promoverem uma educação de qualidade precisam ser também pesquisadores. No ensino superior, essa é uma exigência ainda mais acentuada. Entende-se que nesse nível de formação, educandos e educadores devam constituir verdadeiras comunidades do conhecimento; por consciência ética da identidade profissional e pelo dever que as instituições superiores têm com a comunidade em geral.

Aprender, conhecer e construir conhecimentos deve ser concebido como uma oportunidade e não como um fardo pesado, como explicitou o maior físico do século XX, Albert Einstein.

É com as perspectivas ora discutidas, que o conselho editorial da revista vem desenvolvendo suas atividades, com a colaboração efetiva de educandos, educadores, egressos e comunidade em geral. O resultado desse trabalho é a somatória dos esforços e responsabilidades individuais e coletivas de autores, pareceristas, coordenação de departamentos dos cursos da FAF, diretoria geral da faculdade, do conselho editorial da revista e dos técnicos de informática.

Lançar o volume 3 da REFAF é uma enorme satisfação que vem acompanhada da responsabilidade de a cada publicação sensibilizar diversos sujeitos, a contribuir com novas obras, e com o aprimoramento da qualidade das produções.

Todo trajeto inicia com o primeiro passo. A REFAF é um espaço de caminhada intelectual. Sintam-se convidados a conhecer as obras de múltiplos autores e expandir essa iniciativa científica com as suas produções.

 

Marilaine de Castro Pereira Marques

Coordenadora do Programa de Iniciação Científica da FAF

Sumário

Artigos

DESENVOLVIMENTO AMAZÔNICO:UMA DISCUSSÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO ESTADO BRASILEIRO PDF HTML
Robson Quintino de Oliveira, Liana Maria da Frota Carleial
A INFORMAÇÃO CONTÁBIL COMO INSTRUMENTO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE PARANAÍTA–MT, QUANTO À UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES DA CONTABILIDADE NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO, NO ANO DE 2012 PDF HTML
Andressa Ribeiro, Eduardo José Freire, Lauriano Antonio Barella
CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS MATEMÁTICOS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA 2ª FASE DO 1º CICLO DA ESCOLA ESTADUAL 19 DE MAIO DE ALTA FLORESTA-MT PDF HTML
Marilaine de Castro Pereira Marques, Clailton Lira Perin, Edinalva dos Santos
CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NA EMPRESA AUTO ELÉTRICA GF, NO MUNICÍPIO DE MARCELÂNDIA-MT PDF HTML
Gilberto Fernandes Ribeiro, Roni Ebrson Carlesso Carlesso, Mariana Emidio Oliveira
UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS GERENCIAIS: UM ESTUDO NA EMPRESA ÔMEGA PET SHOP ME PDF HTML
Roberta Nezello, Wagner José Trevelin, Eduardo José Freire, Lauriano Antonio Barella
O TELETRABALHO ESCRAVO PDF HTML
Manuel Martin Pino Estrada
A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS, SEGUNDO PROFESSORES DA ESCOLA NILO PROCÓPIO PEÇANHA, DO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA MT PDF
Andreia da Silva Moreira, Aparecida Pacheco Garcia Gabriel
A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS, SEGUNDO PROFESSORES DA ESCOLA NILO PROCÓPIO PEÇANHA DO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA MT PDF HTML
Andreia da Silva Moreira, Marcelino Jesus, Sibila Jessye Darienso
A HISTORICIDADE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A DIDÁTICA MAGNA DE COMENIUS E AS ATUAIS CONCEPÇÕES DA EDUCAÇÃO PDF HTML
Leozil Ribeiro de MORAES, Flaviane Mônica Christ
OS TRABALHADORES E O TRABALHO: A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E AS EXPERIÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO PARA A GREVE PDF HTML
Flaviane Mônica Christ, Leozil Ribeiro de Moraes
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E A VIOLÊNCIA: UM ESTUDO DO DOCUMENTÁRIO “TIROS EM COLUMBINE” PDF HTML
Leozil Ribeiro de MORAES, Flaviane Mônica Christ


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